twitter
    Por um mundo mais sustentável.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pecados Verdes


Nós aqui do agentECOnsegue estávamos dando uma olhada pela Internet, à procura de mais matérias interessantes para vocês leitores, e foi quando nos deparamos com os seguintes dados:

Uma pesquisa realizada pela Revista Seleções, da Reader’s Digest, revela que ainda existe, entre os brasileiros, um grande abismo entre a (boa) intenção e a prática de ações sustentáveis, quando o assunto é meio ambiente.
Embora 99% das 2.269 pessoas entrevistadas tenham afirmado seu comprometimento com o meio ambiente, ao serem questionados sobre alguns hábitos simples, que poderiam fazer diferença no dia-a-dia e melhorar a vida no planeta, demonstraram que, na prática, o discurso é bem diferente:
  • 96% deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes;
  • 94% continuam usando sacolas plásticas ao fazerem compras;
  • 84% jogam o lixo em lugares errados, sendo que 40% do lixo recolhido pela Comlurb vêm das ruas;
  • 73% não abrem mão do carro particular;
  • 70% fazem impressões sem necessidade;
  • 69% tomam banhos de chuveiro demorados e apenas 45% se sentem culpados por isso;
  • 56% não separam o lixo reciclável;
  • 33% usam todas as toalhas no hotel, mesmo sem necessidade;
  • 25% não apagam as luzes ao sair de casa.

Não é um absurdo?! Se afirmamos tanto comprometimento com a sustentabilidade, por que não começamos com as coisas mais simples como os hábitos do dia-a-dia? 
Esse é um alerta da turma do agentECOnsegue, vamos mudar esta triste realidade. Tente você em casa e veja como é simples ser sustentável.

Referências:

5 comentários:

  1. é importante sim analisarmos nossos pecados com relação ao meio ambiente, porém existem outras variaveis que interferem nisso. Por exemplo, conheço pessoas que moram em casa e quando saem deixam algumas luzes ou até mesmo o aparelho de tv ligados para que isso afaste um possível ladrão, devido os inumeros arrombamentos em casas do bairro. Temos que nos disciplinar dentro do que podemos fazer, mas devemos levar em consideração as inumeras variaveis que seguem com nossas ações, ou com a falta delas.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é isso que acontece. Ainda é muito notória a falta de senso comum nessas simples ações do dia-a-dia. Muitas pessoas ainda acreditam que sua simples atitudes não podem fazer diferença, não percebendo que pequenas atitudes tomadas por todos vai sim fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  3. A conciência cabe a cada um na hora de tomar suas atitudes. São coisas simples que podem ser feitas e melhorar consideravelmente os resultados no meio ambiente.

    Marília Clévia. (Iso ambiental).

    ResponderExcluir
  4. Esse comportamento só depende de cada um. Devemos ter consciência que, se todo mundo fizer sua parte, vamos ter um grande resultado.Muitas pessoas acham que esses simples detalhes não causam impacto nenhum, mas se enganam, pois, somando todos esses detalhes, veremos um impacto enorme no futuro.

    João Jorge Gomes.

    ResponderExcluir
  5. A vida do ser humano e feito de pequenos detalhes,e ja o meio ambiente tambem e se cada um fizer e tentar contribuir com a sua parte com todo certeza conseguiremos uma enorme melhoria para o nosso meio ambiente.


    Ricardo Philippe.

    ResponderExcluir

Ficaríamos muito gratos com o seu comentário. Juntos agentECOnsegue!