twitter
    Por um mundo mais sustentável.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ISO 14000

A ISO 14000 é uma série de normas elaboradas pela International Organization for Standardization, que reúne mais de 100 países com a finalidade de criar normas internacionais sobre a área de gestão ambiental.
Na verdade, é um erro dizer que uma empresa recebeu o certificado ISO 14000, pois não existe certificação baseada nessa ISO, mas sim na ISO 14001 e suas adjacentes.  A ISO 14000 estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja amplamente beneficiada. Então, para a empresa obter um certificado ISO 14000, ou melhor, certificado ISO 14001, é necessário que se cumpram os seguintes requisitos:
- Cumprimento da legislação ambiental;
- Diagnóstico atualizado dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade;
- Procedimentos padrões e planos de ação para eliminar ou diminuir os impactos ambientais sobre os aspectos ambientais;
- Pessoal devidamente treinado e qualificado.

Os certificados de gestão ambiental da série ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organização.Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais.
Essa certificação, além de ajudar o planeta e a sociedade, dá grande credibilidade às organizações, pois os consumidores atuais estão sempre em busca de sustentabilidade.