twitter
    Por um mundo mais sustentável.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Metodologia de Checkland.


Metodologia Checkland funciona como uma ferramenta, um método ou um tipo de caminho em que empresas podem procurar solucionar problemas não mais pela remediação do problema e sim em diminuir ou eliminar o problema pela “raiz”. O processo se inicia separando todos os processos, procurando analisa-los de forma separa, faz então a necessidade do pensamento sistêmico. Essa analise faz-se pela comparação entre o que seria o processo ideal com o real, então ao fazer essa distinção ocorre a seleção de mudanças. Em 1972 com o artigo Towards a systems-based  methodology for real-world problem solving, formalizou o conceito de checkland em um processo de 7 etapas:

1. análise da situação do problema;
2. definição da raiz do sistema relevante;
3. conceitualização;
4. comparação e definição de possíveis mudanças;
5. seleção das mudanças;
6. projeto e implementação; e
7. avaliação

Em meio as varias respostas de como se pode exercer o trabalho da empresa de forma sustentável os empresários contemporâneos tentam alinhar o conceito de sustentabilidade com lucratividade, uma das respostas encontradas foi o programa de produção mais limpa (P + L). O programa de P + L pode ser implantado em qualquer ramo, seja industrial, de serviços ou outros, o que faz desse programa interessante é sua analise critica envolvendo o ambiente técnico, econômico e ambiental do processo produtivo da empresa, através de respostas que produzem menos resíduos e desperdícios, portanto menos despesas, por isso também existe uma interessante alinhamento de pensamentos do programa P + L e a metodologia Checkland, pois o programa diz a respeito da forma como vai ser o processo produtivo da empresa e a metodologia Checkland auxilia na implantação do programa e na analise de problemas.

Estudos feitos por Gianesi e Correa (1996) diz a respeito de como o programa P+L alinhado com a metodologia Checkland pode ser efetuavo em empresas prestadoras de serviços, ela pode ser aplicado se o gestor tiver um bom poder de analise do processo produtivo e que ele também tenha consciência de que o cliente faz parte, o grau de personalização com o cliente no front office e o grau de tangibilidade deste processo. Ao fazer o mapeamento dos processos de um empresa através da metodologia checkland a busca pelo programa P+L se daria em encontrar soluções que envolvam aspectos econômicos e sócio-ambientais, isso resulta em redução de custos alinhado com sustentabilidade e lucratividade.

Para se mapear o processo produtivo faz primeiro necessário a criação do “ecotime” e para isso o gestor tem que ter completa noção de como benéfico o programa P+L é para a empresa, segundo Barros Filho (2001) a metodologia checkland faz uso do pensamento sistêmico, e sua analise resulta em soluções  reais, é mais do que viável a implementação do programa através da metodologia  em empresas do terceiro setor, pois encontrar soluções sustentáveis resultam em lucratividade e uma consciência e um mundo mais limpo.

Referências:

           




____________________Victor Castelo

2 comentários:

  1. A metodologia checkland é uma interessante forma de se resolver problemas dentro das empresas, ela também é bem útil para uma empresa que pensa em ser sustentável, pois com a sua metodologia aplicada à produção mais limpa as empresas conseguem com mais facilidade o caminho para ser sustentáveis.

    laura pinheiro borges

    ResponderExcluir
  2. A Metodologia de Checkland é um processo muito bom tanto no aspecto financeiro como no proceeso o qual será realizado dentro da empresa. Ajuda bastante na hora de tomar certas decisões que podem vir a não dar certo.

    Marília Clévia. (Iso ambiental).

    ResponderExcluir

Ficaríamos muito gratos com o seu comentário. Juntos agentECOnsegue!