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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Evolução dos conceitos e dos atores



A importância do meio ambiente e de sua conservação é compreendida por todos, bem como os impactos que podem e são causados a ele pelas empresas. Hoje, com a as grandes “respostas” que o meio ambiente vem dando a esses impactos, a preocupação em diminuí-los é de toda a sociedade, mas nem sempre foi assim.
O ápice da luta a favor do meio ambiente só se deu na década de 70. Em 1972 foi realizada a Conferência de Estolcomo, promovida pela ONU, ela tinha como objetivo conscientizar os países do combate à poluição. E foi a partir deste momento que a questão ambiental passou a ser uma preocupação global. Em 1987, surge o conceito de desenvolvimento sustentável, proposto pela Comissão Mundial pelo Meio Ambiente através do relatório “Nosso Futuro Comum”. Em 1989, outra resolução da ONU propôs a elaboração de estratégias para impedir a degradação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável, induzindo à criação da Agenda 21, um programa global aprovado em 1992, durante a Conferência sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento do Rio de Janeiro, para ser implementado pelos países ao longo do século 21. A ONU também promoveu, em 2000, a Cúpula do Milênio, durante a qual 191 países aprovaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, as chamadas Metas do Milênio.
Esse novo estilo de pensamento instalado pela ONU, fez com que as empresas fossem obrigadas a mudarem de postura. O público se torna mais preocupado e engajado com questões ambientais, e procura por empresas que façam o mesmo. Percebendo a importância dessa questão, as empresas procuram se adaptar a esses fundamentos e medidas a fim de ganhar a confiança do novo público.
O cenário atual de destruição faz com que a população reflita sobre suas ações e com isso passe a ter um comportamento mais respeitoso com a natureza, prezando o consumo de produtos de empresas certificadas com selos que asseguram um compromisso com a preservação do meio ambiente. A responsabilidade social pressiona as empresas a desempenhar um papel de agente social, por isso as empresas além de terem a função de promover o desenvolvimento econômico, devem, também, promover ações sociais.
A fim de destacar quais empresas são realmente engajadas com a questão ambiental, criaram-se diversas normas que garantem esse selo, uma delas é a ISO 14000.
Nas últimas décadas, a responsabilidade social empresarial tem se expandido e feito com que cada vez mais empresas cumpram com todas as regulamentações legais, ou que tenham pelo menos pequenas iniciativas como a reciclagem.
Com certeza, a preocupação com o meio ambiente vem aumentando muito durante o tempo. Apesar de a população precisar ter tomado um “choque de realidade” para perceber a situação na qual se encontrava, ela tem sido umas das grandes responsáveis pela pressão causada para que as empresas tivessem uma mudança de atitude. Com a preservação do meio ambiente todos ganharão, pois não haverá a escassez dos recursos naturais, que garantem a sobrevivência de todos.





Imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-GJLX9N_OQEA9roQWpaub8QJX22DoUdmgBxy7J-fV-z5oix8-2Uxt-e7pgHwNct186x4webUE1O8o1_AdeK5h95Mz1djz8QdYHvknaYAdt7J5XbYMqfSSSyelolc5EEmay86ActeLtXQf/s1600/linha+do+tempo.bmp


Referências:
http://pt.scribd.com/doc/37174490/Questao-Ambiental-e-as-Empresas
http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/meio_ambiente.pdf
http://www.eumed.net/rev/delos/09/lsb.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_socio-ambiental

Um comentário:

  1. Realmente não é fácil trabalhar em conscientizar a sociedade sobre a sustentabilidade do meio ambiente, porém já é um grande avanço o engajamento das empresas como agente social, garantindo a preservação do meio ambiente.Parabens pelo bom trabalho.

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